21/11/2019

Reunião do Parlamento Regional – Encontro em Ipê na Câmara Municipal de Vereadores

Reunião ocorreu na Câmara de Vereadores de Ipê

A Câmara de Vereadores de Ipê sediou, na tarde de quarta-feira, 20 de novembro de 2019, a reunião mensal do Parlamento Regional. O encontro foi aberta pelo presidente do legislativo ipeense Luiz Carlos Scapineli, acompanhado da 1ª Secretária Rosane Pereira de Souza. Estava presentes representantes dos legislativos de Guaporé, Homero Loreni Marcolini e Jairo Zanatta de Caxias do Sul, Velocino Uez e Flavio Cassina, de Flores da Cunha, Samuel de Barros Dias, de Nova Roma do Sul, Zelvir Anselmo Santi, de Nova Prata, Claston Rigo e de São Marcos, Patricia Tomé, que é a atual presidente do grupo. Compôs a mesa também a jovem Luiza Righez, atual presidente do programa Aluno Cidadão de Ipê.
O encontro foi conduzido pelo Presidente Luiz Carlos Scapinelli, que destacou a importância de unir esforços, por meio do Parlamento. Dando continuidade foi apresentada a primeira palestrante da tarde, professora Ana Cristina Fachinelli, da Universidade de Caxias do Sul. Ana discorreu sobre “Desenvolvimento de Cidades baseado no conhecimento”, apresentando dados da pesquisa desenvolvida na Universidade de Caxias do Sul sobre o conhecimento das cidades da região e sobre a importância do planejamento das cidades.
O segundo palestrante, Secretário de Administração de Aratiba, Ivar Pavan, apresentou o Projeto Conecta, que visa levar fibra ótica a todas as propriedades do interior, mostrando o caso do Município de Aratiba e investimentos municipais para o sucesso do Projeto, além de desenvolvimento da Segurança Pública através do cercamento eletrônico – instalação de câmeras de segurança em pontos estratégicos de Aratiba - diminuindo assim o número de assaltos.
Já em reunião dos membros do Parlamento Regional, ficou decidido que será criada uma Moção, de origem conjunta do Parlamento, a fim de ser encaminhada à Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul contra o Pacote apresentado pelo Governo do Estado o qual prejudica o plano de carreia dos professores estaduais, além de congelar salários e benefícios aos servidores estaduais. Tal Moção será entregue por Comissão do Parlamento, incluindo o Presidente em Exercício do Legislativo Municipal de Ipê – Luiz Carlos Scapinelli na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.
Assista a Reunião do Parlamento Regional na página do Facebook da Câmara de Vereadores de Ipê.