04/05/2023

DIA MUNICIPAL DO ESCOTEIRO - 2023

Atividades são realizadas nas Escolas Municipais Leonel de Moura Brizola e Plácido Damiani

O Movimento Escoteiro visa contribuir para o desenvolvimento dos jovens através de ações educativas, ajudando-os a desenvolver plenamente as suas capacidades físicas, intelectuais, afetivas, sociais, espirituais e o seu caráter. Um movimento educativo que trabalha para formar jovens engajados na construção de um mundo melhor, mais justo e mais fraterno.

Através da Lei Municipal n° 1.645 de 19 de dezembro de 2016, projeto de lei de autoria da então Vereadora Gessi Maria Gazzola Carissimi, foi instituído, o Dia Municipal do Escoteiro a ser comemorado anualmente no dia 23 de abril, tendo como tema principal “Uma boa ação a cada dia”.

Para a comemoração desta data são desenvolvidas atividades relacionadas ao escotismo, organizadas pelos membros da diretoria do Grupo Escoteiro Ipê, juntamente com o Poder Legislativo Municipal, dentro da temática escolhida pelos envolvidos.

O tema escolhido pela comissão foi “Bullying”, o qual foi pensado pelo Grupo Escoteiro a partir de relato de um integrante durante atividades do grupo. Com isso em parceria com a psicóloga Oliane Benetti, foram realizadas palestras e atividades com os alunos das Escolas Municipais Leonel de Moura Brizola e Plácido Damiani. Os principais tópicos abordados foram: tipos de Bullyng, como perceber se um colega está sofrendo Bullying, quem pratica, quais as consequências na vida adulta, e como buscar ajuda. Após, os chefes escoteiros realizaram atividades relacionadas há proatividade e empatia ressaltando o quanto o mau uso das redes sociais podem influenciar na prática de Bullying.