22/11/2019

Câmara de Vereadores de Ipê realiza reunião com professores e CPERS

Reunião contou com presença massiva dos professores ipeenses

No fim da tarde de ontem, 21 de novembro de 2019, reuniram-se nas dependências da Câmara de Vereadores de Ipê os professores da rede estadual de ensino do Município de Ipê e alguns professores de Antônio Prado, vereadores ipeenses e lideranças do CPERS, a fim de discutir e engajar a toda a comunidade sobre a greve dos professores estaduais contra o Projeto de Lei Estadual que altera o plano de carreira destes servidores estaduais e enfraquece o ensino público do Estado, além de defasar os salários e congelar benefícios e reajustes. Na ocasião, estava presente a Presidente do CPERS - RS, professora Helenir Aguiar Shürer, além de David Orsi Carnizella, Diretor Geral do 1º Núcleo do CPERS Sindicato, Joara Dutra Viera, 30º Núcleo do CPERS Sindicato.

Os professores tornaram público suas reivindicações e fizeram apelo aos Vereadores para que mobilizem os Deputados Estaduais para que não aprovem o pacote do governo do Estado que prejudica a classe dos professores e funcionários das escolas estaduais. O debate entre as lideranças do CPERS e a comunidade também trouxe esclarecimentos sobre o motivo da greve e sobre o Pacote apresentado pelo governo do Estado. Esse pacote será votado nos dias 17, 18 e 19 de dezembro de 2019. Os vereadores presentes se comprometeram em apoiar a greve dos professores estaduais, além de manter diálogo com os Deputados Estaduais, a fim de conseguir derrubar o Pacote proposto pelo governo do Estado. Por parte do CPERS, foi informado de que estão se mobilizando e visitando todas as bancadas dos deputados, além de programando um ato no dia 26 de novembro de 2019, em Porto Alegre.

A Professora Helenir encerrou sua fala comentando da importância da luta e da união dos professores e funcionários das escolas estaduais, além de agradecer a Câmara de Vereadores de Ipê pela abertura ao debate e ao apoio dos Vereadores à luta da classe.

A reunião foi transmitida ao vivo através da página do Facebook da Câmara de Vereadores de Ipê e o vídeo está disponível para visualização.