25/10/2019

Câmara de Ipê realiza Sessão Plenária do Projeto Aluno Cidadão Ipeense 2019

Sessão Plenária ocorreu terça-feira, 22 de outubro de 2019.

O Projeto Aluno Cidadão Ipeense 2019 “Segurança Pública” foi encerrado no dia 22/10/2019 com chave de ouro. Na Câmara Municipal de Ipê, os estudantes se reuniram, junto com toda a comunidade escolar, familiares, amigos e vereadores municipais, para apresentação das matérias legislativas que os próprios estudantes elaboraram.
Os estudantes trouxeram reivindicações à Casa Legislativa Ipeense, e conduziram a Sessão Plenária, para discutirem e deliberarem sobre assuntos que tratam de melhorias na infraestrutura do Município e das Escolas, além da apresentação de um Projeto de Lei que: “Institui a Semana Municipal de Prevenção ao uso de drogas ilícitas e ao uso de drogas lícitas no município de Ipê”. A sessão seguiu conforme os moldes de uma sessão plenária ordinária convencional, com o objetivo de incentivar os estudantes à conhecerem o processo legislativo municipal. Confira a pauta que foi apresentada na Sessão do Projeto:
Indicação Nº 001/2019, de autoria dos vereadores mirins da bancada da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Plácido Damiani: " Que dentro das possibilidades, seja instalado um redutor de velocidades na ERS 122, KM 138, próximo a Escola Plácido Damiani.
Indicação Nº 002/2019, de autoria dos vereadores mirins da bancada da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Plácido Damiani: "Que seja instalado um reservatório de água potável e um sistema (cisterna) para coletar água da chuva na Escola Plácido Damiani".
Indicação Nº 003/2019, de autoria dos vereadores mirins da bancada da Escola Estadual de Educação Básica Frei Casimiro Zaffonato: "Tendo em vista a precária iluminação de alguns pontos da nossa cidade, nós, Alunos Cidadãos da Escola Frei Casimiro Zaffonato, pedimos providências quanto a recolocação de lâmpadas queimadas, com mal funcionamento, principalmente nas Ruas Plácido Damiani, Luís Augusto Branco, Pinheiro Machado (vários pontos), Estrada Júlio de Castilhos (vários pontos) e na Rua Sete de Setembro. Também, que seja colocado postes com lâmpadas nas Ruas Delvino Magro e Mercedes Beltrame Pimentel, pois ainda não existe iluminação nessas ruas".
Indicação Nº 004/2019, de autoria dos vereadores mirins da bancada da Escola Estadual de Ensino Fundamental São Paulo: "Que seja instalado câmeras de monitoramento nos acessos ao Distrito de Vila São Paulo e na praça central daquela localidade".
Indicação Nº 005/2019, de autoria dos vereadores mirins da bancada da Escola Estadual de Ensino Fundamental São Paulo: "Que seja feita a manutenção da Estrada Geral de Vila São Paulo, desde a localidade de Capão do Bugre até a Vila e de travessas e estradas das demais localidades de Vila São Paulo"
Indicação Nº 006/2019, de autoria dos vereadores mirins da bancada da Escola Estadual de Ensino Fundamental São Paulo: "Que seja feita a reforma da cancha de esportes próximo à Escola Estadual de Ensino Fundamental São Paulo".
Projeto de Lei Legislativo Nº 001/2019, de autoria dos vereadores mirins Luísa Simioni Riguez, Shaiane Mikelli Moraes Gonçalves, Miguel Angelo Bizotto Mussatto, da bancada da Escola Estadual de Ensino Fundamental São João Batista de La Salle e dos vereadores mirins Giovana Pena Mondadori, Patrícia Andreetta Maraschin e Jaqueline Vitória dos Santos Hanauer, da Bancada da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Leonel de Moura Brizola: "Institui a Semana Municipal de Prevenção ao uso de drogas ilícitas e ao uso de drogas lícitas no município de Ipê".

A presença massiva da comunidade nesta Sessão, sendo na Câmara ou através da live realizada no Facebook foi de grande importância aos estudantes, sendo essa uma forma de mostrar apoio à todos eles.
Foram 18 Alunos Cidadãos participantes no ano de 2019, sendo 9 titulares e 9 suplentes. Os alunos, são dos 8º e 9º anos das escolas do município: Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Plácido Damiano, Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Leonel de Moura Brizola, Escola Estadual de Ensino Fundamental São Paulo, Escola Estadual de Educação Básica Frei Casimiro Zaffonato e Escola Estadual de Ensino Fundamental São João Batista de La Salle. Além disso, as escolas designaram professores para acompanhar e auxiliar os estudantes durante todo o processo do Projeto, que iniciou em julho deste ano.
A Câmara de Vereadores de Ipê agradece aos Alunos Cidadãos Ipeenses do ano de 2019, diretores, professores, palestrantes, familiares e a toda a comunidade pelo sucesso do Projeto Aluno Cidadão Ipeense 2019.